O CEPIP – Centro de Estudos em Psicanálise “Ivan Pavlov” – do MAIS é formado por um grupo de psicanalistas, pesquisadores e estudantes da psicanálise que seguem a psicoterapia baseada nas teorias oriundas do trabalho de Sigmund Freud e seus discípulos, através de práticas e de cursos que consistem em análises didáticas individuais e em grupos, proporcionando assim o desenvolvimento do sujeito analista e a terapia da ética.
Através da Ordem Executiva Nº 168 do MAIS seu trabalho está à disposição dos nossos associados e da população em geral.
Homenageamos o cientista russo Ivan Pavlov dando seu nome ao nosso Centro de Estudos Psicanalíticos por seu papel na descoberta do condicionamento na psicologia do comportamento. Ivan Pavlov foi o primeiro russo a ganhar um Premio Nobel em 1904, deixando um legado de conhecimento que abriu o caminho para o desenvolvimento da reflexologia e da psicologia comportamental.
O CEPIP – Centro de Estudos em Psicanálise “Ivan Pavlov” oferece cursos de formação que se iniciam duas vezes por ano, em fevereiro e em agosto. As atividades científicas e a formação em psicanálise seguem os mais elevados critérios de seleção, formação e reciclagem de conhecimento.
A formação é oferecida a profissionais graduados de outras áreas do conhecimento humano, do Brasil ou do Exterior, desde que a Comissão de Avaliação do CEPIP – Centro de Estudos em Psicanálise “Ivan Pavlov” aceite o curriculum vitae do pretendente à seleção.
Uma vez selecionado, o candidato a psicanalista deverá seguir o plano de formação que necessariamente inclui:
- Sólida formação teórica nas sete escolas da psicanálise;
- Análise pessoal de alta frequência com psicanalista qualificado para essa função;
- Supervisão de casos em tratamento, realizada com psicanalista qualificado para essa função;
- Seminários teóricos, clínicos e eletivos sobre autores ou temas ligados à psicanálise;
- Monografia;
O tempo de formação é de 8 semestres.