e

O TERCEIRO SETOR

 

Você já deve ter ouvido falar do terceiro setor, que cresce no Brasil. Terceiro setor é formado por associações e entidades sem fins lucrativos, e é classificado como terceiro setor, em sociologia. O termo é de origem americana, Third Sector, muito utilizado nos Estados Unidos, e o Brasil utiliza a mesma classificação.

São constituídos em sua maioria das ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público). Essas entidades chegam aonde o Estado não consegue chegar, com suas ações de suma importância para nossa sociedade.

 

O TERCEIRO SETOR ATUA NA VIDA:

Dos mais necessitados;

Das comunidades;

Da sociedade;

De formas variadas;

 

Podendo receber repasse de verbas governamentais, e de empresas com responsabilidade social.

Sua mão de obra fica por conta de profissionais voluntariados, de força solidarias que se empenham em ser ponte para o desenvolvimento social.

No Brasil o terceiro setor cresce, e poderia estar com melhores números de crescimento.

Segundo o IBGE, o terceiro setor já tem uma participação oficial de 1,4% na formação do PIB, o  relatório do IBGE afirma que no Brasil são cerca de 1,7 milhão de empregados e 20 milhões de voluntários.

Sendo um dos responsáveis no desenvolvimento social no Brasil; nas grandes capitais interfere positivamente em dar condições para que as pessoas, principalmente os de situação mais vulneráveis a ter dignidade social em seus grupos.

Atuam em diversos ramos, na educação, na educação profissionalizante, na educação cultural, na música, e nas artes em geral; na assistência social, na geração de renda, nos movimentos culturais. Em alguns grupos, fazem verdadeiras transformações de afirmação desenvolvendo os bens de cultura de um povo. Existem também os que atuam em encaminhar pessoas a fazer valer seus direitos, em campos jurídicos, trabalhistas e pessoal.

 

Ainda, há as associações sem fins lucrativos relacionadas ao apelo caritativo que dão assistência aos casos mais urgentes, como abrigos sociais para menor, deficientes, mulheres, asilos, creches, as de aleitamento materno, as que cuidam de casos de desnutrição infantil e também alimentação de famílias. Em nossos dias houve um aumento de instituições do terceiro setor relacionada a acolhida e facilitadora dos refugiados que migraram para o Brasil. Inclusive com aulas de Língua Portuguesa; para que os refugiados aprendam nosso língua natal.

Ao ser esse um setor facilitador, tem grande aceitação e procura pelas pessoas mais necessitadas, que muitas vezes não tem voz na sociedade.

Muitos pensam que o terceiro setor, é apenas formado por programas assistencialistas, porém, conhecer e participar do terceiro setor, pode nos mostrar um caminho diferente, amplo e responsável que vem dando certo no nosso pais.

O terceiro setor, também precisa enfrentar desafios de se manter incorruptível, na capitação de recursos e na entrega desses recursos ao seu público; pois já vimos aspectos negativos quando o assunto são instituições do terceiro setor ser financiada com verbas governamentais; lembrando sempre que ser subsidiado pelo governo, não é o que pode trazer corrupção e desvios para determinada Ongs, o que precisa justamente é ter transparência entre seus dirigentes e os envolvidos, levando essa transparência para as pessoas que usam seus serviços e produtos.

Lembrando que o terceiro setor apesar de apoiar as políticas públicas, como meio de crescimento do desenvolvimento social, precisam se manter não partidários, para que esse crescimento possa ser real e justo.

Seus fundadores não perseguem o lucro, mas, dedicam seu trabalho, com amplitude para os que são atingidos por suas ações; e fazem esse papel facilitador; ensinando e entregando o que é de direito a população.

A produção de bens ou de serviços públicos vem suprir, e consegue chegar onde o estado não chega, pois estão localizadas fisicamente e atuante dentro dos espaços aonde é de direito público, dando “voz e vez” para esse público.

Projetos de incentivo e divulgação para o terceiro setor como forma de comtemplar cada vez mais o desenvolvimento social e humano, devem ser adotados para que esse setor possa continuar a crescer e desenvolver com dignidade seu papel na sociedade.

 

Deixe um comentário, divulgue nas redes sociais.