TV Comunitária – uma oportunidade para jovens

Hoje em dia como o desemprego está muito grande até para pessoas adultas imagina para quem está começando a carreira.

Uma das oportunidades que existe é em associações que além de ensinar, da a experiência e ensina uma profissão.

Tem algumas associações que contratam voluntários remunerados onde elas ajudam com as despesas escolares, lanches e condução.

Abaixo vou dizer o que pode e o que não pode quando contratar menor. Que na verdade só pode trabalhar a partir dos 16 anos. Porque conforme a constituição Federal considera-se menor o trabalhador de 16 aos 18 anos.

Também existem regras quanto a onde trabalhar menor não pode trabar conforme a legislação trabalhista brasileira é proibido o trabalho do menor de 18 anos em condições perigosas ou insalubres . Os trabalhos técnicos ou administrativos serão permitidos, desde que realizados fora das áreas de risco à saúde.

Se ele for menor de 16 anos a partir dos 14 ele pode ser menor aprendiz. Desde que quando contratado no contrato esteja escrito que o contrato é de aprendizagem, que esteja escrito e por prazo determinado.

Além disso tem algumas regras quanto a este trabalho que só pode ser até no máximo de 6 horas devendo pelo menos receber um salário mínimo, sendo proibido a prorrogação de horário da jornada de trabalho, podendo chegar ao limite de 8 horas diárias desde que o aprendiz tenha completado o ensino fundamental, e se nelas forem computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica.

Agora ele pode exercer a função de estagiário, alunos que estejam do 2º. Grau, profissionalizante e superior. Mas também tem que ter contrato e constar em carteira para ter validade de estagio. O estagio não cria vinculo empregatício.

Todo empregador que contratar menor será obrigado a conceder-lhe o tempo que for necessário para frequência das aulas. Não podendo em hipótese nenhuma deixar de ir as aulas para o trabalho.

O empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, terá direito a fazer coincidir suas férias com as férias escolares.

Inclusive no período de férias escolares os menores terão que tirar férias também do trabalho.É proibido ao empregador fracionar o período de férias  dos empregados menores de 18 (dezoito) anos.

Lógico que não preciso nem citar que menor não pode trabalhar em horário noturno.

Além disso,  como são menores os pais devem assinar tudo o que eles fizerem contrato, recibo, etc.

Sempre observando quando se contratar menor cwerificar que tem o serviço militar e a empresa deve depositar o FGTS todo  mês até a baixa.

Mesmo com tudo isso ainda assim compensa para as empresas, associações, órgãos públicos a contatarem os menores, assim eles serão o futuro já sabendo inclusive qual carreira seguir.

Para o menor é uma oportunidade única até seria de graça sem ele tem a oportunidade de aprender uma profissão sabendo que quando ele estiver adulto ele já vai estar com uma experiência e estará a frente de seus colegas e concorrentes por vagas.

Além da oportunidade de trabalho, a TV comunitária é um exercício de cidadania que permite a todos experimentar novas formas de debate em nossa sociedade.