Assistência Social

Primeiro: o que é assistência Social ? ou o que se entende sobre assistência social ?

Muitos brasileiros não sabem o que é isso – e nem o que tem direito.

Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado. Muitas vezes quando a pessoa acha que um político está fazendo um favor na verdade ele não está ele está te ajudando a conseguir um direito.

Sua função é manter destinada ao atendimento das necessidades básicas das pessoas, mais precisamente em prol da família, maternidade, infância, adolescência, velhice, o amparo às crianças e aos adolescentes carentes, promoção da integração ao mercado de trabalho, bem como a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

O que faz um assistente social. Ele é o elo entre você e o governo.

O assistente Social é a pessoa que vai ajudar qualquer pessoa a conseguir o que falta em sua vida para melhorar as suas condições humanitárias seja no governo ou no particular ajudando a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde, ele tanto vai te orientar como acompanhar ou mesmo designar alguém para acompanhar quem não estiver em condições ou nem tiver ninguém para acompanhar. Ele vai tentar minimizar problemas de educação, bem estar, psicológico e social.

Costumo dizer que assistente social trabalha com o que ninguém quer; direito da mulher, dos pobres, dos deficientes, com crianças, idosos, lgbt, negro, indios …

Na verdade o que faz um assistente: analisa, elabora, coordena, executa planos, projetos para ajudar as pessoas,elabora laudos, pareceres e estudos sociais;,Realiza avaliações, analisa documentos, estudos técnicos e socioeconômicos, coleta de dados, pesquisas, visitas domiciliares e relatórios;pode planejar, organizar e administrar os programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo, como o Bolsa Família; assessora órgãos públicos, ONGS, movimentos sociais; pode dar aulas de Serviço Social em faculdades ou universidades.

Temos vários direitos na assistência social, primeiro ninguém sabe quais são esses direitos, segundo ninguém sabe como pedi-los, terceiros é muito difícil alguém conseguir alguma coisa na assistência social.

Uma das assistências sociais é o Loas onde a legislação brasileira prevê benefício mínimo de garantias mínimas destinada às pessoas que não têm condições de garantir sua própria manutenção ou a de um familiar. Ocorre por meio de benefícios, serviços, programas e tem caráter não contributivo, você pode receber sem nunca ter contribuído ao INSS.

O valor é um salário mínimo, destinado ao portador de deficiência e ao idoso acima de 65 anos. Para receber não pode ter meios de sobrevivência nem ele nem a família.

O difícil é provar isto, em segundo é chegar até lá para receber. Até lá o idoso já morreu. Um texto da constituição como realmente deveria ser:

 “Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:

I – a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;

II – o amparo às crianças e adolescentes carentes;

III – a promoção da integração ao mercado de trabalho;

IV – a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;

V – a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.”

Se os cidadãos se conscientizarem de seus direitos e passarem a exigir o que é devido do governo em todas as suas esferas, encontraremos a verdadeira paz social.