EMPODERAMENTO FEMININO

Com certeza você vem ouvindo falar do “Empoderamento Feminino” nos últimos tempos, junto com essa expressão, surgem várias interrogações. Dúvidas até mesmo entre as mulheres que fazem uma ligação muito forte com o feminismo; e não é de se estranhar que assim seja. Em um sociedade machistas, as mulheres foram educadas para acolher e respeitar esses pensamentos machistas, e isso reflete e se repete nos modelos de educação, aonde os meninos são educados para ser engenheiros e as meninas para serem boas mães e excelentes donas de casa.

É difícil, transformar uma sociedade inteira, que vem sendo formada para isso; a desvalorização da mulher enquanto ser humano!

Empoderamento Feminino, está relacionado ao feminismo, mas no entanto não são a mesma coisa. Empoderamento vem da tradução inglesa empowerment, que pode ser traduzido como “delegação de autoridade”, que consiste numa abordagem a projetos de trabalho que se baseiam na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas.

“Empoderamento Feminino ou Empoderamento das mulheres” consiste na concepção do poder das mulheres como forma de exigir equidade de gênero, de modo democrático e responsável. Traz para si o direito de decisão sobre si, seu corpo, suas ações e suas escolhas na vida!

Tudo que envolve a sociedade como um todo, precisa antes de transformação, e transformações são realizadas através da educação, ensinamentos e formação, dos exemplos e das decisões de se fazer valer algo; tornar essas transformações concretas para sua sociedade e todas as outras que posteriormente virão. Sendo, assim, é fato que o empoderamento feminino precisa ser aprendido e ensinado, em nossa sociedade, se faz necessário banir a cultura do machismo, com ideais reais, e por que não dizer com um treinamento intensivo e continuado, entre as pessoas, a principalmente entre   as próprias mulheres a se olharem e acreditarem no seu valor, mesmo que intuitivo de que precisam se empoderar e empoderar outras mulheres.

Em 2010, O Pacto Global da ONU, cria e formaliza 7 Princípios do Empoderamento das Mulheres.

Os Princípios do Empoderamento das Mulheres (WEPs, sigla em inglês) são um grupo de Princípios para o meio empresarial oferecendo orientação sobre como delegar poder às mulheres no ambiente de trabalho, mercado de trabalho e na comunidade

 

OS 7 PRINCIPIOS DO EMPODERAMENTO DAS MULHERES


Princípio 1: Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gêneros

Princípio 2: Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação

Princípio 3: Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras

Princípio 4: Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional para as mulheres

Princípio 5: Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres

Princípio 6: Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa

Princípio 7: Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade entre gênero

 

Esses princípios passam a ser divulgados, e vem crescendo os diálogos nesse sentido, auxiliados pelos meios da internet, dos grupos sociais envolvidos em aprender e a ensinar as meninas e a mulheres a trazer esse poder para si!

Esse pensamento transforma toda uma sociedade, sendo a maioria mulheres, as forma com que atua nos campos profissionais, teóricos e práticos, da educação e formação de um sociedade com equidade de gênero, até os meios da economia de mercado serão transformados aonde mulheres não ganharão 27%menos de salários, realizando as mesmas tarefas que os homens.

Acaso, a mulher não é um ser humano capaz, ou falando muito claro, em qual categoria de ser vivo é colocado as mulheres dentro das relações de trabalhos?

Os próprios empregadores, e as vezes empregadores mulheres, executam essa disparidade. Esse fato das diferenças salariais, não é apenas injustiça, mas, é um caso que envergonha, e deveria envergonhar a sociedade em todas as instancias, por que se homens e mulheres cumprem a mesma carga horária e a mesma tarefa, por que ganhar menos?

Assim, o Empoderamento Feminino vem para centrar, dar poder a si, e as outras, ensinar, e colaborar para aprender a se apoderar-se; e assim fazer as transformações necessárias fazendo valer seus direitos na sociedade em que vivem e nas próximas.