velhcie

COMO SE PREPARAR PARA A VELHICE

Quando somos jovens nunca pensamos que um dia iremos envelhecer. Não nos preparamos para isto. Achamos que sempre vamos ter esta cara lisinha, corpo durinho, vamos correr  pular, dançar, mas infelizmente a realidade é bem diferente.

A velhice infelizmente é muito solitária e triste. Precisamos pensar nisto para poder envelhecer um pouco melhor com  independência.

Na verdade quando temos 20 anos achamos que somos o batman ou a mulher maravilha se preferir e que resolvemos tudo e  não temos problema algum.

A velhice para muita gente costuma estar relacionada com pessoas doentes e que vivem trancadas dentro de casa. Mas se você tiver uma relação social e cuidar da saúde, tem grande chance de aproveitar  muito bem essa fase.

Velhice brasileira

No Brasil não temos a cultura de países desenvolvidos onde o jovem quando alcança certa idade vai estudar em outra cidade, estado, pais. E onde o idoso vai para uma vila, ou casa de repouso, não convivendo com a família. Eles têm uma politica de vida bem diferente da nossa.

Lá eles se preparam e se organizam para quando envelhecerem ficarem em algum lugar longe das suas famílias e entes queridos, convivendo com outros idosos dependendo do que guardou.

No Brasil a história é diferente. Primeiro no Brasil não se tem a preocupação de que a idade chega e com elas muitos problemas, inclusive a saúde. Não se tem prevenção. O Governo gastaria menos se fizesse prevenção e informasse a população dos seus direitos.

Quando somos jovens pensamos em viajar, comprar carro, comer em restaurantes bons, comprar roupas, etc. E esquecemos que poderíamos pensar que um dia vamos envelhecer e que a saúde a situação financeira, vão ficar prejudicadas.

Enquanto podemos não cuidamos da saúde, quando temos tempo livre é só para  descansar, dormir, não fazer nada o dia da preguiça, enquanto isto poderíamos andar, fazer um piquenique, ir a museus. Visitar as famílias.

Existem divertimentos que são de graça que não precisamos pagar, ou é bem barato.

Não conte com que você tem hoje, veja quanto você gasta, o que você precisará para ser feliz e poupe.

Embora é muito difícil pensar em velhice tranquila, ficar sonhando com muitas coisas sem tomar uma atitude hoje.

Todos os economistas falam que se você guardar 10% do que ganha já vai te ajudar para muitas coisas, principalmente naquela hora de emergência que você adoece ou ficou sem emprego há muito tempo e não pode contar com o Benefício do INSS porque você deixou de ser um segurado.

Não sei se você sabe, mas se você estiver desempregado há muito tempo e não pagar pelo menos o mínimo você deixa de ser um segurado do INSS.

Um exemplo se você ganha R$937,00 e tira 10% é 93,70. Mas se você não depositar 93,70 pode ser 50, 30, 25 o que não pode é deixar de depositar.

Agora se você estiver trabalhando ou é um pequeno empresário não aumente o pagamento do INSS e sim faça uma previdência privada, para ter uma outra forma de recebimento diferente do INSS.

Resumindo enquanto não chegar a idade se programe para você ter uma velhice saudável com tranquilidade, saudável e divertida.