O que é trabalho voluntário ?

Como o nome já diz voluntário e a você doar o seu tempo, criatividade, fazer o bem sem remuneração.

Hoje em dia existem os centros de voluntariado que é  uma organização ou uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como missão incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário, mobilizando as pessoas que querem fazer um trabalho voluntário, e quando for o caso, fazendo a ponte com as organizações sociais que precisam de voluntários para a melhoria da qualidade de  vida.

Infelizmente nem todo mundo pode fazer um trabalho voluntário, porque justamente as pessoas que se doam as vezes estão também sem emprego,  Mas é justamente essas pessoas que procuram ajudar o próximo e a se doar para aqueles que tem menos ainda.

Quem quiser ser um voluntário tem que descobrir uma causa e o que sabe fazer, procurando organizações e se oferecendo para fazer o trabalho ou atividade.

O bom que você pode escolher o dia e a hora que você pode oferecer seu trabalho. Nem sempre é preciso trabalho e sim uma palavra amiga, uma ajuda espiritual ou até mesmo um conforto.

Você vê um lugar que necessita muito de pessoas são para ajudar os idosos onde está pessoa, já não consegue mais comer sozinho, andar sozinho e atividades básicas do dia a dia. Que você vá a um lugar desses uma horinha você não sabe o quanto vai ajudar.

Se você é um atleta você  pode fazer voluntariado nas escolas oferecendo ginastica, gincanas, jogos onde os alunos vão deixar de ficar na rua para se divertir na escola e ocupando a mente e o corpo.

Tem muitas formas de você fazer voluntariado, inclusive até pela rede onde você não vai precisar do seu esforço físico e sim mental podendo ajudar inclusive com o pedido de verbas para a ajuda de quem precisa.

Ser voluntário é uma atividade que você se doa, mas tem que ser com responsabilidade e compromisso.

Não pode fazer uma vez na vida e dizer que é um voluntário. O voluntario não precisa ficar preocupado porque ele não tira o emprego de ninguém e sim ele soma com as atividades de quem  é contratado ajudando.

O voluntário tem que se conscientizar que ele não é um contratado, mas sim ele presta um serviço, que ele não é obrigado mas que em todo local existem regras que devemos seguir.

Enquanto você estiver fazendo trabalho voluntário você está atuante, existem locais onde se premia voluntários e outros que dão até ajuda de custo como condução, alimentação.

Não procure no voluntarismo um trabalho efetivo, mas sim uma maneira de ajudar o próximo e se ajudar, porque enquanto você estiver ajudando alguém você estará se ajudando.

Hoje o trabalho voluntário não se limita onde você mora e sim a vários países e em outras fronteiras, onde você pode conhecer outros países, conhecer outras culturas através de voluntariado.

Existem associações que pagam além da passagem para outro país , arrumam alojamento para dormir e comida.

Já pensou que experiência maravilhosa ?