População idosa no Brasil e no Mundo

Cada vez mais as pessoas estão vivendo mais.

Conforme as Nações Unidas indicam um aumento de idade significativo que a  cada ano esse número vem crescendo e o número de crianças nascendo são bem menores. Ao longo dos anos o que vamos ter são mais idosos do que crianças abaixo dos 15 anos. E isto se torna um dado muito preocupante para parte econômica mundial.

No Brasil

Conforme a pesquisa do IBGE a população idosa no Brasil hoje totaliza 23,5 milhões de pessoas.

Infelizmente no Brasil como a faixa monetária gira em torno de salário mínimo quando conseguiu aposentadoria ou ainda quando o idoso trabalha,  não consegue se manter precisando de ajuda de filhos, familiares e quando não consegue vão para abrigos, asilos públicos ou vira morador de rua.

O idoso que trabalha

Primeiro que no Brasil não tem a política de contratar o idoso a partir de uma certa idade infelizmente não se consegue emprego, mesmo tendo a experiência as empresas não contratam.

Um dado muito importante é que  65,5% dos idosos empregados tinham como nível de instrução o ensino fundamental incompleto, o que dificulta a colocação no mercado de trabalho.

Quando uma pessoa fica idosa mesmo que tenha superior ela não serve para muita coisa, apenas para ser office boy para ir ao banco e fazer recados..

O que vem acontecendo no Brasil hoje é que muitas famílias acabam por viver da aposentadoria do idoso ou seja, um salário mínimo para sustentar uma família de quatro ou cinco pessoas, o que é muito pouco.

Acontece isto porque ou os mais novos são mães e pais solteiros ou separados e voltam para casa. Onde a pessoa que poderia trabalhar tem que cuidar do idoso e dos filhos menores e muitas vezes não recebem pensão dos filhos ou nem sabem quem são os verdadeiros pais das crianças.

Falta cultura no país e educação, saúde,  de todos os níveis.

Saúde

Agora com todos esses problemas como fica a saúde do idoso.

Primeiro com um salário mínimo não se tem saúde. Com  este valor não dá para manter a família, muito menos pagar um convênio para um idoso onde o preço é mais do que o que ele ganha por mês.

A saúde pública é precária ele não consegue ser atendido ficando em corredores nos hospitais ou quando muitas vezes acontece da pessoa morrer na fila,  em casa mesmo, ou até no caminho.

Ainda o Ministério da Saúde  tem o disparate de fazer vários anúncios dizendo que temos que envelhecer com saúde e ainda faz um alerta: o envelhecimento saudável é essencial para manter a capacidade funcional do indivíduo e permitir o bem-estar em idade avançada. Por isso, o Ministério propõe um conjunto de ações que abrange desde o estímulo à prática de exercícios físicos e alimentação saudável até o reforço na atenção básica, com a oferta de vacinas, caderneta do idoso e identificação precoce de doenças como hipertensão e diabetes.

Como que um idoso pode fazer uma alimentação saudável se ele não tem como comprar nem os remédios porque os da farmácia do Governo nunca tem, ou na farmácia popular justamente o do idoso é mais caro.quanto mais comprar frutas, verduras, carnes.