O que é TV Comunitária?

É um canal aberto que só pode ser explorado por entidades do terceiro setor.

Sua existência é garantida por lei.

Esses canais tem que ser em rede aberta e são sem fins lucrativos

As TVs Comunitárias são únicas em cada município e não possuem fins econômicos. Sua finalidade primeira é dar vez e voz ao Terceiro Setor local, primando pela pluralidade de conteúdo.
O passo inicial para constituir um canal comunitário é fundar Associação de Entidades Usuárias do Canal Comunitário. Essa Associação precisa ser composta por mínimo de 3 (três)
entidades do Terceiros Setor sediadas no município.
Após isso, é necessário protocolar o pedido de espaço no Line Up da operadora local, montar a estrutura técnica de exibição e envio de sinal até a operador.

Depois disso fazer um pedido para que possa ser apreciado.

Isto é muito importante para a comunidade onde pode se ter conteúdo educacional, informação a saúde, jurídico. Tem várias coisas e espaços para aproveitar o jovem para ajudar e se ocupar com a capacitação do mesmo e já ir indo preparando ele para o mercado de trabalho.

Fazendo um canal comunitário poderá passar informações que nos outros canais não tem onde verifica-se o que é necessário e o que a comunidade precisa, passando informação do próprio local, desde circulares informativas até assalto alertando a população e abrindo os olhos para que não aconteça com outras pessoas.

Com a tv a cabo em sua comunidade pode-se fazer uma pesquisa e verificar inclusive qual o tipo de programação que esta população carente gostaria e fazer um tipo de conteúdo próprio onde se possa ser divertido e preparar conteúdos próprios, únicos e por que não personalizado.

Com isto poderá fazer uma mobilidade bem grande de pessoas, onde todos vão se sentir importante, útil aumentando a auto estima de todos e se sentindo útil.

Dentro das comunidades existem pessoas que sabem fazer muitas coisas mas por falta de oportunidade não conseguem.

Imaginem você descobrir que do lado da sua casa a pipoqueira é cantora lírica ou o sapateiro adora se vestir de palhaço e levar alegria para a casa das pessoas.

Fora isto você pode pegar a população mais jovem para fazer entrevistas, para justamente aprenderem a filmar, para fazer edição.

Ao invés de você ter jovens ociosos, que não sabem fazer nada. Você vai ter jovens aprendendo uma profissão e se dedicando para levar os conteúdos para a casa das pessoas.

O jovem desde que tenha atividades fora da escola e que gostem eles podem ser o ótimo adulto de amanha, ao invés deles partirem para a droga e para a bandidagem.

O jovem adora ajudar e se sentir útil, principalmente quando ele é elogiado. Imagina que mais pra frente você consiga até propaganda do comercio local podendo ajudar esses jovem com uma canetinha, um caderno, um mochila, mesmo que seja em permuta onde possa se trocar propaganda por alguma coisa, cabeleireiro, comida, lanche, guaraná, camisetas para jogos nas quadras das comunidades.

Acredito que ensinando e ocupando o jovem  você terá jovens aprendizes decentes, prestativos e futuros profissionais de sucesso.