Como se preparar para a velhice

Este termo é muito feio velho, nos dá a impressão de coisa velha, sem uso, idoso é mais bonito.

Infelizmente o brasileiro não sabe muito sobre os seus direitos.

Primeiro não tem a educação da leitura e da informação. Precisaria criar uma cultura da informação, onde todos pudessem ter acesso a informação de várias maneiras através de cartilhas, folhetos, palestras nas escolas, tendas em parques, em associações e obras sociais.

O que se faz no Brasil é muitas ações para pedir voto e mostrar que político é bom e não é corrupto e a promessa de um monte de mentiras.

Agora também se a população está preocupada com o pão de cada dia, não tem como ela pensar e se programar para o futuro.

Sobre a Lei

Hoje em dia existe o estatuto do idoso (Lei 10.741), ele nos fala sobre os direitos que uma pessoa tem ao atingir os seus 60 anos ou mais.

Só que muitos desses artigos estão só no papel porque quando ficamos velhos viramos trapos velhos, sem respeito. Existem vários serviços que o idoso deveria ter e usufruir.

Saúde

Primeiro se fala da saúde onde o idoso tem o direito ao SUS e é vedada ao plano de saúde aumentar os valores em razão da idade.

Transporte

O idoso tem direito ao assento gratuitamente e vagas de estacionamento sendo publico ou privados.

Educação e Cultura

O idoso tem direito a 50% de desconto nos ingressos em eventos artísticos, cinemas, teatros, zoológicos, etc.

Trabalho

Existe a punição para a discriminação do idoso. Lógico tendo ressalvas para serviço que infelizmente ele não possa fazer por causa da natureza física e condição do idoso..

Violência

O Idoso não poderá sofrer discriminação, violência, negligência, privação, dano, sofrimento físico ou psicológico, crueldade, abandono.

Pensão alimenticícia

O idoso a partir de 60 anos tem direito a pensão, igual a que existe aos filhos. Agora se ele não existe filhos existe o LOAS que é um benefício assistencial oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

Tudo isto são direitos que o idoso tem e que na maioria das vezes não são cumpridas. Existe as leis, estão aí mas quem vai cobrá-las.

Na saúde existe vários abusos contra idosos inclusive negligência e falta médicas.

No transporte o motorista quando vê um idoso, nem para. Só para se tiver outras pessoas nos pontos.

A discriminação de uma pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade resulta em pena de reclusão de seis meses a um ano e multa.

A pena pode ser aumentada de um a quatro anos se houver lesão corporal de natureza grave, e reclusão de quatro a doze anos se o fato resultou em morte.

Tudo isto existe mais infelizmente não vemos isto acontecer

Acesse também a “Cartilha do Idoso”, elaborada em 2007 pelo Grupo de Atuação Especial de Proteção ao Idoso (GAEPI), do Ministério Público do Estado de São Paulo e pela Defensoria Pública do Estado de SP