Conheça 3 dicas de empregabilidade para você usar seu mind set

 

Uma nova e bonita palavra no vocabulário, vem sendo muito usado no mercado de trabalho, “empregabilidade”; que na língua portuguesa significa: qualidade do que ou de quem é empregável; possibilidade de ser empregado.” Nada mais é do que :”a capacidade do indivíduo de manter-se em atividade produtiva”. Em tempos de crise o mercado de trabalho que se inova, muda a visão de empregadores, para as empresa até pouco tempo atrás, ter um bom curso superior e entender da sua área de trabalho era o suficiente, para garantir seu emprego por muitos anos; porém, manter um emprego por muitos anos, já não é, também a realidade dos profissionais.

O mundo empresarial mudou, antes era muito comum um trabalhador se orgulhar de ficar 15, 20, 30 anos em uma empresa, em um mesmo cargo, hoje cada vez mais, uma nova geração de profissionais, mesmo estando empregados, enviam currículos em busca de maiores e melhores empresas, e também buscam trabalhos que traga satisfação pessoal.

Do outro lado as empresas buscam ter em seus quadros de contratados perfis inovadores, apenas ter um conhecimento especifico já não é mais um critério que possa garantir uma vaga de emprego.

Hoje as empresas e o mercado pensam em um possível trabalhador completo, com a bagagem de conhecimentos múltiplos e ainda na bagagem “o emocionalmente e o eticamente”, tudo bem equilibrado.

Empregabilidade no meu ponto de vista, pode ser resumido também, como a capacidade de gerenciar com equilíbrio a própria vida profissional.

Muito comum num passado recente, pessoas que atribuíam seus fracassos profissionais, as empresas, aos chefes, a metodologia de trabalho etc.

Hoje uma expressão bastante usada é o “mind set” que significa “mudança de mentalidade”; hoje o profissional que não mudar sua mente e assumir sua vida profissional com metas claras de realização profissional e pessoal, dificilmente se manterá no foco da empregabilidade, ou seja; sua vida profissional produtiva.

Sentindo a crise no mercado de trabalho, e as mudanças do mesmo, com a empregabilidade damos 03 dicas para você usar seu mind set e para você que está tentando se recolar no mercado.

O mundo, as informações e inovações estão bastante aceleradas mudando velozmente; e o profissional precisa avançar junto com todas essas aceleradas informações. A era do empreendedorismo vem também comprovar que as pessoas estão fazendo seus “mind set”; mas, se você não se descobriu um empreendedor, e precisa se recolar no mercado, ou encontrar o tão sonhado trabalho, pratique nossas dicas, não é como receita de bolo, mas tem ajudado e muito, profissionais que enviaram seus currículos as empresas e foram selecionados:

 

  1. ATUALIZE-SE
  2. MANTENDO O FOCO
  3. CURRÍCULOS DIFERENTES, PARA VAGAS DIFERENTES

 

1-ATUALIZE-SE

Faça pesquisas “de quem está contratando” e “de quem estão contratando”, mantenha seu “net work”, atualizado; e se aprimore dentro da sua profissão e do cargo escolhido, hoje, com a potente ferramenta da internet, “dar um Google” pode trazer bons conteúdos e sem gastar muito.

 

2-MANTENHA O FOCO

Sabemos que tem dias que bate o famoso desespero, normalmente quando está chegando ao fim de semana e você passou a semana inteira, enviando currículos para toda vaga de emprego que apareceu; imaginando que quanto mais candidatura participasse, mais rápido encontraria seu emprego! Ledo, engano! Saiba que é preciso ter uma meta, definir seus critérios e permanecer neles, sem perder o foco evitando perder tempo e energia, em se candidatar e ter que responder a um processo seletivo que lá no final, o deixará inseguro e insatisfeito por que não era bem esse emprego que estava procurando.

 

3-CURRÍCULOS DIFERENTES, PARA VAGAS DIFERENTES

Procure ler atentamente sobre a vaga que está sendo oferecida, sem pressa, antes de disponibilizar seu currículo, não envie o mesmo currículo para vagas diferentes, dependendo da vaga, você pode mudar suas habilidades e capacidades, normalmente vamos adquirindo muitas capacidades e habilidades no decorrer da vida, analisar a vaga e editar seu currículo especialmente para determinada vaga, pode ser o grande diferencial para ser escolhido para participar daquele processo seletivo.

 

Continue nos lendo, para ter acesso a mais dicas, compartilhe nas redes sociais